terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Estrada-Parque na rodovia Paraty-Cunha


A licitação deverá ser liberada depois das eleições e parte da verba virá de compensação pela usina nuclear de Angra 3. O projeto já tem licenciamento prévio do Instituto Brasileiro de Meio-Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e está passando pelos últimos ajustes.

O subsecretário de Urbanismo da secretaria de Estado de Obras, Vicente Loureiro, explicou que, na primeira etapa, as principais áreas de travessia de animais foram fotografadas para fazer as zoopassagens e agora um levantamento arqueológico está sendo preparado. Segundo ele, a estrada pode servir como alternativa para esvaziar a região, em caso de acidente nuclear.

Serão necessários R$ 66 milhões para pavimentar os 9,4 quilômetros da estrada, sendo que R$ 50 milhões desta quantia serão bancados pela Eletronuclear, como parte da compensação ambiental pela construção da usina Angra 3. O Ministério do Turismo e o Governo do Estado vão entrar com o restante da verba.

O secretário fez questão de ressaltar que as chuvas fizeram com que a obra da Costa Verde se tornasse mais cara. - A obra encareceu por causa das fortes chuvas que atingiram a região, sobretudo no fim de 2009. Perdemos o projeto de engenharia que tínhamos por causa do temporal. Tivemos que projetar seis novos viadutos, lembrou Loureiro.

A pavimentação da estrada de Paraty é um desejo antigo dos moradores, mas que era dificultado pelo Ibama devido a um possível impacto ambiental. De acordo com a entidade, a estrada corta o Parque Nacional da Serra da Bocaina. No entanto, com a opção da estrada-parque, será fácil derrubar uma ação de interdito proibitório impetrada há 30 anos.
Depois de ajustes no projeto, a secretaria vai então licitar a obra. O acordo com a Eletronuclear, por sua vez, só poderá ser firmado depois das eleições, conforme determina a lei.

O trajeto da atual estrada Paraty-Cunha é usado desde o século XVII. Na época da colonização, o trecho da Estrada Real conhecido como Caminho Velho era usado para levar escravos e trazer ouro de Ouro Preto (Vila Rica, na época), em Minas Gerais. No século seguinte, a via passou a ser considerada vulnerável a ataques e foi então que foi criado o Caminho Novo, que saía do centro da cidade do Rio.

Fonte: Diário do Vale

Um comentário:

  1. Ilmo. Sr. Vereador Rangel, será dessa vez sairá a tão esperada estrada Paraty X Cunha. Queira Deus que sim. Fico no aguardo de uma resposta positiva. Tonico Moreira

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