terça-feira, 1 de novembro de 2011

O BRASIL É O PAIS DO FUTURO

Tenho o hábito de conversar sobre política com alguns amigos em uma lanchonete da cidade, mas hoje sai pensante de lá...ou melhor, diria incomodado, cansado de engolir posicionamentos simplesmente por educação e para fazer média... Não poderia deixar de alguma forma manifestar meus pensamentos e posição de maneira mais ampla, pois aquela discussão indignou-me consideravelmente, não pelos argumentos usados, pois respeito a visão, opinião e direito das pessoas, mas entendi que não poderia ficar sufocado por uma discussão de botequim, onde os timbres de voz mais altos, os cabelos brancos ou a sua falta impõe uma falsa impressão de moralismo, integridade e sabedoria.

Os meus interlocutores apesar de não falarem diretamente; subjetivamente atacavam meu posicionamento político em relação as eleições de 2012 aqui em Paraty e sugeriam sutilmente que eu deveria carregar sozinho nas costas o peso e a culpa do mau uso do Regime Democrático no âmbito Nacional. Uma mulher aparentando idade entre 50 e 60 anos dizia: “A JUVENTUDE DE HOJE ESTÁ ALIENADA” alegando tal frase em razão da nossa diferença de idade e olha que já estou com 36 anos de idade, o que de certa forma já faz com que eu me sinta maduro. Quem sabe isso caberia ser dito para minha filha que tem 17 anos, acabou de fazer o ENEM e se prepara para um vestibular.

O outro interlocutor, figura tradicional da nossa cidade e um dos primeiros lutadores contra o poder excessivo e controlador exercido pelo Estado no regime da Ditadura, relatava a situação caótica do Congresso Nacional, o que é fato; e demonstrava revolta com o PT pelo método de como este partido chegou ao governo, segundo ele: “como se tocasse violino, pegando com a ESQUERDA e tocando com a DIREITA”, outra verdade com a qual concordei, já que concordamos nas opiniões, vocês devem estar se perguntando o porquê da discussão acalorada?

Bom, primeiro esclareço a vocês que por qualquer motivo ou acaso venham a ler esse texto, que sou atualmente Vereador e cumpro meu Segundo Mandato, hoje filiado ao PMDB, partido onde comecei minha historia política e do qual me desliguei durante um período , retornando posteriormente já com o mandato conquistado, Ainda assim, nunca deixei de cumprir os compromissos ideológicos e políticos recomendados pela Direção estadual e Nacional da Juventude Estadual do PMDB, criada no ano de 2000, tendo sido eu um de seus fundadores, além de ter sido o seu primeiro tesoureiro, fato que me rendeu um certo prestigio e conceito dentro do Partido nas esferas estadual e nacional.

Minha vida política começou aos 16 anos, o que remonta aos idos de 1991 quando tirei meu titulo de eleitor para exercer meu direito de cidadania, antes mesmo disso estava lá eu no movimento liderado pelos jovens caras pintadas pelo Impeachment do ex presidente COLLOR. Após, relembrar esses acontecimentos e datas constatei que já conto com vinte anos de militância regados a muitos risos e lágrimas, alegrias e decepções, sempre em busca da melhor utilização do poder, cujo titular e detentor é o povo. A entonação e direção das palavras ditas por eles imprimiam um clima de que seria melhor viver sob um regime ditatorial, militar ou monárquico; prisma esse que descordo veementemente, pois sabemos que a luta pela democracia é secular e necessariamente constante, tanto é assim, que a sua primeira conquista, a eleição indireta de Tancredo Neves se deu em 1986, ou seja há apenas 26 anos.


Algumas gerações viveram o regime fechado e agora tem a oportunidade de vivenciar o novo regime e convivem com a nova geração que já veio luz sob esse sistema. Por que o desalinhamento de sentimentos ? Por que a divergência de idéias Por que torcem por um movimento anárquico por parte da população ? Por que isso ? Não seria melhor o entendimento e união para melhor preservar aquilo que conquistamos a preço de sangue, suor, lágrimas e de tantos mortos e desaparecidos ? Muitos deram suas vidas para que hoje eu pudesse estar aqui participando da discussão na lanchonete e agora escrevendo esse artigo que pode ou não vir a ser publicado por um jornal local, claro sempre respeitadas a liberdade de opinião e de expressão .

Em tempos passados, seriamos presos por estar criticando os governantes ou a incompetência do Estado em gerir e administrar a Nação, teríamos que nos preocupar com o relógio (toque de recolher), a mulher que comigo manifestou sua opinião estaria em casa submissa ao marido, a casa e a família; totalmente alheia a sociedade, sem sequer poder CULPAR a juventude, que nunca é demais lembrarmos, é a esperança do país. Como todo brasileiro, fico estarrecido quando vejo nos meios de comunicação tanta corrupção ativa e passiva em diversos aspectos e em inúmeras instituições; tais como as judiciárias, religiosas, governamentais ou não governamentais e etc. corrupção que acaba por contaminar a todos : jovens, adultos, idosos, homens, mulheres, negros, brancos e destruindo a possibilidade de conscientização e cidadania das nossas crianças, que amanhã serão ‘jovens alienados” como disse nossa amiga.

Não devemos culpar os jovens, não devemos julgar nossa geração melhor que as que foram ou que virão, não devemos desistir de um sonho porque os obstáculos se levantam e multiplicam-se; a corrupção não poder entendida como inexorável , sendo instituída pelo homem lá no Jardim do Éden, e até hoje das suas variadas formas e em tempos distintos, dilacera a aspiração de DEUS para a humanidade. Guiados pela crença de que nos propósitos divinos havia Justiça e igualdade social, poderemos trilhar o caminho do bem e seguirmos firmes na luta para que possamos diminuir e até acabar com a corrupção instalada no coração e principalmente na ambição do homem, e que acaba por denegrir e contaminar diversas instituições, acarretando na total descrença e desconfiança por parte da população no Estado e em suas instituições.

“AINDA QUE PAREÇA DISTANTE, AINDA QUE EU NÃO CONTEMPLE ESSE MOMENTO, LUTAREI PARA QUE UM DIA A MINHA DESCENDENCIA POSSA VIVER ESSE SONHO DE VER O PODER CONQUISTADO PELO TÃO AGUERRIDO POVO BRASILEIRO SENDO ENTENDIDO, RESPEITADO E BEM UTILIZADO “ (RANGEL)

“Quando querem transformar Dignidade em Doença , Quando querem transformar Inteligência em traição, Quando querem transformar estupidez em Recompensa, Quando querem transformar Esperança em maldição O Brasil é o País do Futuro, o Brasil é o Pais do Futuro” (Renato Russo)

VIVA A VIDA,
A DEMOCRACIA,
A LIBERDADE DE ESCOLHA,
A LIBERDADE DE EXPRESSÃO.

2 comentários:

  1. Rangél você não é evangélico? Por que não apoia o Valdecir? O Valdecir é competente, tem uma experiência política comprovada, está preparado para ser nosso prefeito e é um homem de Deus. O PT aprova o aborto, o mensalão, o zé Dirceu, o Delúbio, o Zé Pital...

    ResponderExcluir
  2. Bom dia amigo ANONIMO, creio que leu meu artigo então lhe aconselho goze da sua liberdade de expressão, vc não será punido por comentar no meu BLOG, a DITADURA acabou, eu respeito as pessoas que defedem sua opinião e pontos de vista, pena vc não ter se identificado para podermos trocar idéias e compartilhar pontos de vista e assim aprendermos um com o outro, terei prazer em responder seu questionamento assim q vc se identificar... ABÇS

    ResponderExcluir

Bem vindo!!!
Sua opinião é muito importante para nós.